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Como Funciona?

Seminário de Parcerias:

O Seminário de Parcerias é uma ação de responsabilidade social do Instituto Yamana de Desenvolvimento Socioambiental que apoia projetos nas áreas de geração de emprego, renda, saúde, cultura, lazer, esporte, educação e meio ambiente, visando estimular o desenvolvimento socioeconômico nas comunidades onde atua.

As iniciativas selecionadas recebem a contribuição de até 85% do valor total, por meio da aquisição de materiais e equipamentos necessários.

A participação da comunidade no programa se dá por meio das organizações sociais locais com apresentação e votação de projetos de interesse da comunidade.

Podem participar:
  • Instituições filantrópicas e de assistência social;
  • ONGs;
  • Entidades representativas dos diversos poderes constituídos;
  • Instituições religiosas;
  • Clubes de serviço;
  • Associação de moradores;
  • Associações de classes;
  • Associações e cooperativas de agentes econômicos;
  • Escolas.
As instituições listadas acima devem atender aos seguintes requisitos:
  • Ser entidade ou instituição legalmente constituída e reconhecida;
  • Ter atuação coletiva nos municípios onde a Yamana detém operações;
  • Ou estar localizada até 7 km do empreendimento;
  • Exercer atividade que não seja ilegal;
  • Não praticar o uso do trabalho infantil e o uso inadequado do trabalho de adolescentes;
  • Não ter como representante principal empregados diretos ou terceirizados da Yamana, exceção apenas para os sindicatos dos trabalhadores ligados às atividades de extração, mineração e metalurgia, representantes dos empregados nas unidades operacionais.
Documentação necessária:
  • Requerimento de Informações Básicas (RIB), formulário onde devem ser preenchidas informações que facilitem a leitura do processo pelo comitê gestor e, principalmente, o contato com o postulante ao benefício;
  • Quadro de Fontes e Uso dos Recursos
  • Cronograma físico-financeiro
  • Declaração de concordância expressa com o regulamento do programa;
  • Estatuto da entidade
  • Ata da eleição da atual Diretoria – Registrada em cartório
  • Ata da Fundação – Registrada em cartório
  • Inscrição no CNPJ;
  • Documentação que comprove a contrapartida da instituição ou entidade (cópia de escritura de imóveis, compromissos para a cessão de mão de obra, serviços, equipamentos etc.);
  • Relação de materiais ou serviços com especificação detalhada.
  • 03 orçamentos realizados na cidade de Jacobina ou fornecedores de cidades vizinhas.
  • Em caso de obras, construção ou reforma deverá ser entregue planta ou croqui, devidamente assinado pelo responsável técnico da obra e deverá licenciar a obra nos órgãos competentes quando for o caso.
Avaliação dos projetos:
  • Comitê gestor: 50%;
  • Votos de representantes das instituições: 25%;
  • Voto popular via internet: 25%;

* Serão contemplados os que obtiverem maior soma das pontuações.

Disposições gerais:

Dos recursos do Seminário de Parcerias, serão destinados:

  • 70% para projetos da categoria: Geração de emprego e renda (Seminario1);
  • 30% para as demais categorias: Saúde, cultura, lazer, esporte, educação, meio ambiente e assistência social (Seminário 2);
Distribuição de recursos financeiros:
  • 50% ao primeiro colocado;
  • 30% ao segundo colocado;
  • 20% ao terceiro colocado
  • 15% ao quarto colocado
  • 10% fixo ao quinto colocado em diante.

Conheça o Regulamento do Seminario - 0.25mb